5 Mandamentos de como usar devidamente seu MacOS X

Obs: Se você considera todo usuário de Mac evangélico radicalista odiador de windows e acha também que todo usuário de Mac é bixinha fresca e deveria ir pro inferno junto com qualquer produto da apple, não leia esse post, so vai te trazer mais raiva ehueheuheuheu, mas so pra constar, eu tenho um mac e um pc e amo os 2 igualmente *-*.

Se você acabou de se mudar do windows pro mac, provavelmente deve ta catando tudo que é tutorial, tanto no site da apple quanto no youtube, de como usar/se adaptar ao MacOS X. Bem, esse é mais um tutorial, digamos assim, mas o diferencial é que aqui eu serei bem direto, por isso disse que eram “mandamentos”, e não só “como usar o MacOS”.

Sem mais delongas, vamo la ;D

1º Mandamento: Não criarás atalhos!

Sério, acho que esse é o maior crime de todo usuário de Mac.”Por que?” você perguntaria, e eu respondo da seguinte maneira, meu pequeno comedor de maçã: ta vendo essa barrinha ai embaixo do desktop? não, vou tirar fotinha pra você ver melhor:

O background é uma Carrier(Starcraft)

Ta vendo agora, seu imundo meu camarada?

pois é, ao invés de criar atalhos inuteis, é so você arrastar sua aplicação prai, é tão simples que é dificil de acreditar, faça isso e pronto, o processo se explica por si só.

2º Mandamento: Não minimizarás!

Sim, você sentirá vontade de minimizar no começo, mas calma, você ainda é noob, e sim, se você tem um macbook que passa pela mão de muito amigo seu você vai encontrar muita coisa minimizada e provavelmente sentirá raiva depois que deixar de minimizar.

ta, agora como não minimizar num mac? Bem, se você usa o leopard ou o snow leopard, é bem simples, é so você segurar command e apertar f3(o botão do exposé) não sabe o que é exposé? é isso:

iTunes+blogdosevero+amsn :p

Não, eu não reduzi o tamanho das janelas e espalhei no desktop, simplesmente apertei o exposé e ele fez tudo isso momentaneamente, novamente, a ferramenta se explica por si so =p, caso você ja tenha usado linux, sim, tem algo parecido com isso no linux ^^.

pois é, agora se você usa o tiger, e não ta afim de ver um monte de janela no meio da tela, quer ver a tela limpa mesmo, infelizmente, como eu tenho pouquíssima experiencia com o tiger, so posso dar uma alternatia, que é command+H, que é o comando de esconder instancias(janelas)de um programa, calma, pra ele voltar, não se desespere, basta clicar no ícone do programa que ta no dock e pronto, ele voltou =D.

3º Mandamento: Não te preocuparás com excesso de carga de bateria

Esse mandamento é so pra quem tem macbook(claro, duh) e é isso mesmo, a bateria do macbook não vicia, ou seja, você pode deixar seu macbook carregando durante dias e não precisa de preocupar com vicio de bateria, mas a bateria tem ciclos, ou seja, não é bom ficar carregando a cata meia hora :B

4º Mandamento: Não usarás alt+f4 nem alt+tab e nem ctrl+c/ctrl+v

Primeiro, com o mais crítico(na minha opinião) no MacOS, normalmente(pra não dizer quase sempre) não se finaliza um programa clicando no “x” vermelho la no cantinho da janela, E MUITO MENOS COM UM ALT+F4 ¬¬ esqueça esse comando, agora, pra fechar uma janela/aba sem fechar o programa e sem usar o mouse use COMMAND+W e para finalizar um programa pelo teclado use COMMAND+Q “cara, o w eu até entendo porque eu usava ctrl+w pra fechar aba do firefox, mas q? wtf?” simples, “Q” vem de “quit” hahaaa, simples… n? ._.

Sim, e pra finalizar um programa com o mouse? simples, va la no dock, de ctrl+clique no icone do programa e clique em encerrar, e se o programa não estiver respondendo”mas todo mudo fala que mac não da crash” sim, o mac não, mas os programas talvez dão crash, compreensível, ja que até a microsoft faz programas pro MacOS =x.Enfim, pra forçar a finalização de um programa, aperte alt+command+esc se não fechar na hora, ele pelo menos vai mostrar a lista de todos os programas em curso =p ai é so escolher e clicar em forçar encerrar ^^.

“Tá, e o alt+tab, ctrl+c e ctrl+v?” simples, ao invés de usar alt ou ctrl, use o command =p ex: command+c

“Ok, mas eu não to conseguindo alternar entre janelas de programas ç.ç” calma, calma, sem pânico, é pra isso que tem o command+`(o  `  é a tecla que fica em cima do tab =p) problem solved ;D

5º Mandamento: Usarás o sistema de buscas sem medo de ser feliz

Não temas mais, pois suas agonias acabaram, o MacOS tem um sistema de busca de arquivos internos gazilhões de vezes mais rápido que o do ruindows, e de facilimo acesso, ta vendo aquela lupa no canto superior direito da tela do mac? pois é, clica la, digita o nome do treco que você quer achar e pronto, ja aparece uma listinha la, não achou? clica em mostrar tudo, la da até pra refinar a pesquisa, outra coisa legal também é que cada janela do finder tem um espacinho pra você procurar um arquivo no mac inteiro ou só na pasta mesmo ^^. E ta com preguiça de usar o mouse pra clicar la em cima? no problem, basta apertar command+barra de espaço que a barrinha ja aparece la em cima pra você digitar.

Se sua vida for mais simples que isso sem um mac, é porque você usa dorgas ehueheuheuhe =p

Tags: , ,

5 Respostas to “5 Mandamentos de como usar devidamente seu MacOS X”

  1. Valter Says:

    só vi 4 mandamentos, sabe nem fazer direito

  2. ririari Says:

    tava ajeitando isso pouco antes de tu comentar😛

  3. Anna Laura Morais Says:

    nossa te amo! salvou minha vida!!! ja tava pensando que eu tinha feito uma pessima escolha…

    ainda tenho mais duvidas… se vc quiser postar sobre como criar novas pastas… como colocar acentos como maximizar a tela vai ser muito bem vindo kkkkk

    muito obrigada pela ajuda!
    Anna Laura

    • ririari Says:

      heuehuehuehe de nada ^^
      tenho outro post tutorial de como usar o mac, tipo, comandos básicos e tal ( é esse aqui =p https://ririari.wordpress.com/2010/05/30/tutorial-megabasico-de-como-usar-um-mac/ )

      quanto aos acentos, alt+e = acento agudo; alt+i = acento circunflexo; alt+n=til (~); alt+c = ç; alt+` = crase (em uma letra tipo “à”) e por ai vai :] vai dando umas olhadas nos comandos com alt e tal, rapidinho tu se acostuma ^^

      ah, e pra criar pasta nova é bem simples, tem um botão com uma engrenagem q da essa opção, ou então clica com o botão direito do mouse (se teu mouse não detectar qndo tu clica na direita ou tu ta usando trackpad, ctrl+click serve (ou no caso do trackpad, clica com 2 dedos no trackpad)) q aparece um menu q tem la pra fazer uma nova pasta, inclusive outras coisas bem legais como pasta de gravação, etc

      o blog ta um pouco parado, um pouco morto, mas eu to cheio de coisa pra postar, n to postando mesmo por falta de vergonha na cara de sentar aqui e escrever um monte de coisas ehueheuhe, mas juro q vou tirar uns dias pra atualizar😀 espero q continue lendo :]

  4. Bernardo Beckman Says:

    noossa me salllvou :0 :0 :0

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: