Tutorial megabásico de como usar um mac

Bem, eu to com uma enorme impressão de que ja fiz algo parecido antes, mas enfim, não custa nada reforçar ^^”.

Obs:se você está lendo esse tutorial é porque você: ou não entendeu o tutorial que tem no site da apple, ou não olhou os tutoriais de migração PC-Mac no site da apple, ou ta sem nada pra fazer; de qualquer forma indico que leia o tutorial, pois acredito ter algumas coisinhas a mais ;D.

Você, caro amigo, que acabou de comprar seu mac, tão bonitinho, cheio de frufrusinhos e facilidades superlegais como um carregador magnético (no caso dos macbooks/macbook pro) ou o fato dele sempre reconhecer qualquer pendrive(menos mpnãoseiquanto chingling em modo mass storage) que você soque na usb dele sem ter que instalar algum software inutil feito pro ruindows, ta olhando pra ele e pensando “… COMO EU USO ESSE TRECO, DOIDO, OO ALT+F4 NÃO FUNFA :~~~ quero voltar pro win…” EPA! não complete essa frase, pois eu mostrarei o caminho *O*.

O teclado:

No começo você vai achar o teclado do mac feio, antiprático, complicado “que diabos é esse botão do lado do alt que tem escrito command? T-T” mas o teclado do mac vai se tornar um dos seus melhores amigos xD.

Pra começar vamos para a tecla mais multiuso do teclado, o Command. O command substitui muitos comandos que você usava com o Ctrl no ruindows ou até mesmo em alguma distribuição linux. Os comandos que eu uso no command são:

Command+c (é auto explicativo ehueheu, mas caso não seja, é equivalente ao ctrl+c ;D)

Command+v (equivalente ao ctrl+v)

Command+x (equivalente ao ctrl+x)

Command+n (equivalente ao ctrl+n, geralmente abre um novo documento, uma nova instancia de um programa, enfim…)

Command+t (abre nova aba em browsers… ctrl+t é familiar? :B)

Command+w (fecha praticamente qualquer janela ou aba em foco :B)

Command+q (finaliza um programa, é sempre bom lembrar que o mac normalmente não finaliza um programa quando a ultima janela é fechada, mas quando o Command+q é pressionado ou quando você clica com o botão direito no icone do programa no dock e manda fechar. (não sabe como dar clique direito? jaja eu digo comofaz))

Command+e (usado para ejetar pendrives e/ou CDs/DVDs do seu mac)

Command+ a (equivalente ao ctrl+a que é o comando de selecionar tudo ^^)

Command+p (imprimir)

Command+f (ctrl+f)

Command+tab (mesma coisa que o alt+tab)

Command+` (navega entre as janelas dos programas, mas, se você apertar Command+tab e manter o command segurando e apertar Command+` ele seleciona o programa à esquerda… não sei explicar direito, teste ehuehueheuheuh)

Command+h (comando de esconder o programa NÃO minimize programas, pelo amor de deus ehueheuh, use o hide(command+h) polui bem menos o dock e a tela, não ta mais vendo o programa de jeito nenhum? clica no icone dele no dock que as janelas aparecem de novo ;D)

Command+alt+h (esconte todos os programas menos o que você está usando… não entendeu? testa :B)

Command+shift+3 (captura de tela inteira, equivalente ao printscr do pc)

Command+shift+4 (captura de tela por seleção, o mac fica esperando você selecionar a área da captura depois que você faz esse comando)

Bem, to com preguiça de ler o post de novo (faz é tempo que esse post ta mofando aqui =x)… Vamos para o mouse =D

“WTF? meu mouse não tem botão D=” Calma, ele tem 1 botão.

Se for um mighty mouse, os botões são: botão de click (dependendo de quão novo seu mac é, ele deve detectar se você está clicando no lado direito ou no esquerdo, se seu mighty mouse não faz isso, o botão direito é equivalente a ctrl+click). Ele tem também 2 coisas na lateral que se parecem com botões, que quando você pressiona ele usa o exposé (explicado anteiormente). E a bolinha… é auto explicativa.

Se seu mouse for um magic mouse (que nem o meu *-*) ele realmente so tem 1 botão, e ele detecta onde você está clicando, é uma maravilha, “e o scroll dele? ele não tem nem roda nem bola” meu filho… se você não tem intuição, o titio aqui ajuda =D pegue seu dedinho e deslize no seu magic mouse… magica? não, sensores capacitivos *O*. O magic mouse também tem uma função muito boa que é o sweep, quando você passa 2 dedos horizontalmente ele executa uma função de avançar/voltar (direita avança e esquerda volta) o que eu considero muito util principalmente quando estou lendo um pdf ou quando tenho que trocar muitas vezes as abas no adium.

Ah, quase me esqueço, se você segurar ctrl e der scroll, ele o mac da um zoom na tela, isso é ótimo pra quem é míope (não é o meu caso :B) ^^

Agora em relação ao touchpad, caso você tenha um macbook; se seu trackpad for so scroll touch (que nem o meu :~) não tem muita coisa pra se fazer não, ele é basicamente um touchpad normal, a diferença é que o botão direito é equivalente a um toque com 2 dedos no trackpad (isso se a função de clicar com toque estiver ativada, caso não esteja, ative-a pelas preferencias ou deixe 2 dedos no trackpad e clique com o botão) e quando você clica e arrasta é lindo (teste, não vou explicar ¬¬)

Ja se seu trackpad é multitouch a coisa muda um pouco, ele tem 2 funções a mais: 1- coloque 2 dedos e gire em qualquer sentido e ele girará uma foto no sentido do giro dos dedos. 2- coloque 2 dedos no trackpad e faça um movimento de abertura e ele dará um zoom.

Eu não me lembro mais quais são as funções de 3 dedos e de 4 dedos respectivamente, mas sei que o movimento é 3 dedos (ou 4) pra cima ou então pra baixo (pra cima faz uma coisa e pra baixo outra, eu lembro que uma é exposé e outra é mostrar o desktop ^^”)

Basicamente o tutorial de touchpad é inutil ja que todas as funções dele têm no site da apple ehuehuehuehueh mas enfim, espero ter ajudado =D até o proximo post o/ espero não demorar tanto assim ^^”

18 Respostas to “Tutorial megabásico de como usar um mac”

  1. Ronan Frodo Says:

    cara , Seu Blog me ajudou MUITO!!! Valeu !!! como posso entrar em contato com vc ? tens msn ?

    Meu ronan019@hotmail.com

  2. Yuri Oliveira Says:

    e os acentos? to apanhando :s

    • ririari Says:

      ah, LOL, acho q esqueci, eh usando alt, tipo, acento agudo == alt+e, circunflexo == alt+i, til (~) == alt+n, ç == alt+c

      por ai vai, vai testando os comandos com o alt que rapidinho tu se acostuma :]

  3. Iris Says:

    Ola
    Gostaria de saber como usar atalho de teclado para substituir o botao direito no MacBook;
    Obrigado

  4. Camila Josino Says:

    Rapaz… só mesmo com o teu blog no “Fast dial” pra eu ver a cara do bichinho! E num é que serve! Øtimo post… mas não sconsegui colocar o acento circunflexo no “o” maiúsculo do ótimo… tava no CAPS…tem a ver? TYB

    • ririari Says:

      huahauhauha, ah, fulerage =p sim, tem a ver sim a história do caps ligado, tem q desligar o caps qndo ta colocando o acento, uma ciosa q eu achei mei capenga msm, mas eh pq o teclado eh americano.. eeenfim =p eh so tirar o caps, ai da alt+i ai liga o caps e bota a letra ahuahuahuahuahu beeeeijosmeligagata ;D

  5. vivian nagami Says:

    aii como vc me ajudou eu comprei um Imac agora e to completamente perdidinha..como coloca data e hora no desktop???valeu

    • ririari Says:

      É até bem simples, basta ir nas preferencias do sistema (se n tiver um quadrado com engrenagens no dock(parte de baixo da tela) é so clicar na maçã no canto superior esquerdo da tela e depois clicar em preferencias do sistema) e ir ao menu de ajuste de data e hora, provavelmente ele vai estar ajustado automaticamente, mas da pra desmarcar e ajeitar normalmente :]

  6. Marcos Aurelio |Ferreira Says:

    Otimo blog ! só não consegui usar o “underline” para digitar meu email no msn…..vc pode me ajudar?
    DJ

  7. Gustavo Says:

    Arrebentou com o blog!!! Ajudou pra caramba cara. Parabens.

  8. Gui Kroneberger Says:

    Nossa, valeu mesmo. Acabei de comprar meu mac…to muito perdida e amei suas dicas. Posta mais se puder. Obrigada mesmo!!

    • ririari Says:

      :~ me comovi, agora hehehe, o blog ta bem parado faz um tempo pq fiquei muito ocupado e desorganizado ^^” mas vou tentar postar mais coisas logo logo :]

      • Fabiana Lunezo Says:

        Blog show de bola!!
        Tem alguma outra forma de entrar em contato com você?.
        Email, facebook?
        Obrigada

      • ririari Says:

        Oi Fabiana,

        Primeiro tenho que me desculpar pela demora gigantesca, me mudei +- no final de agosto e como as aulas começaram logo no começo de setembro ficou muito dificil fazer qualquer outra coisa fora estudar :~.

        Pensei que meu e-mail ja tivesse disponível por aqui ^^”, mas ja que não tá, pode mandar e-mail para ari_357@hotmail.com, arijr@outlook.com ou ririari@gmail.com :] eu sempre olho os 3 então não tem erro heheheh

  9. Vix Says:

    Para usar acentos: acesse Preferências do Sistema > Teclado > Leiautes de Teclado. Selecione “Brasileiro – Pro”.

    Pressione ‘ e depois a/e/i/o/u/c = á/é/í/ó/ú/ç
    Pressione ~ e depois a/o = ã/õ
    Pressione ` e depois a = à

    Muito mais fácil do que pressionar 2 teclas ao mesmo tempo.

    Pra conhecer melhor o teclado, nas mesmas preferências acima, selecione “Mostrar os Leiautes de Teclado na barra de menus”; clique nesse novo ícone na barra de menus e selecione “Mostrar Visualizador do Teclado”. Agora pressione as teclas Opção (option) e Maiúsculas (shift) (uma de cada vez ou as duas ao mesmo tempo). Diversão infinda.

    • ririari Says:

      Então, ai ja vai da preferência de cada um, eu passei um bom tempo usando 3 layouts diferentes quase todo dia (pt-br no trabalho, ingles internacional no desktop e o default to mac) e em muitos casos gostava mais do layout do mac pressionando 2 teclas ao mesmo tempo. Sem falar que tem gente que detesta mudar layout de teclado (vai entender pq…) mas ter opção é sempre bom, obrigado ai pela contribuição🙂

Deixe uma resposta

